quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Vida Profissional: Volta às aulas

Hoje inauguro uma nova tag aqui no blog sobre Vida Profissional. Espero que gostem! 

PROFESSIONAL TIPS

O ano escolar finalmente se inicia e, com ele, diversas necessidades se apresentam. Por isso, pensei que seria interessante listar algumas dicas/observações que acumulei com minha pequena experiência como professora das redes pública e particular, as quais possam auxiliar meus colegas de profissão a se prepararem para mais um ano de muito trabalho.
Dentre minhas observações, gostaria de destacar a importância do primeiro contato com o aluno e os primeiros dias de aula, pois, para que se construa um ambiente saudável para todo o aluno letivo, é preciso que o professor deixe claro aos alunos a sua forma de trabalhar, esclarecendo o conteúdo a ser trabalhado em cada semestre, bem como a forma de avaliação a ser utilizada e adotando uma postura bastante profissional.
A postura do professor, nos primeiros dias de aula, é imprescindível para que consiga manter um relacionamento harmonioso com seus alunos. A palavra de ordem tem de ser “respeito” e é preciso explicar aos estudantes o que é, dando-se exemplos do que será e não será tolerado em sala de aula ao longo do ano. Também é preciso relembrar aos alunos de tempos em tempos o que foi combinado e, se possível, afixar pequenos lembretes nas paredes da sala de aula, para que quando algum deles descumprir o combinado, seja lembrado do compromisso feito nos primeiros dias de aula.
Ter autoridade com crianças, adolescentes e jovens não significa ser grosseiro ou autoritário. No entanto, a linha que divide estas duas posturas é bastante tênue e é preciso exercitar o bom senso. É claro que ainda ocorrerão erros, mas estes serão minimizados quando a intenção do professor é acertar e quando admite rever sua própria postura.
Outra coisa importante, é que o aluno tem o direito de saber o que vai estudar e como será avaliado. Já vivenciei situações em que alunos procuram a coordenação/direção da escola para informar que não sabem o que vale nota ou mesmo quanto vale cada uma das avaliações aplicadas pelo professor. Esta é uma falha que não deve acontecer, pois o aluno precisa estar ciente de todo o processo para que possa se responsabilizar por ela de maneira exitosa.

Bom, esta foi a primeira dica/observação que achei interessante destacar. Espero que tenha ajudado. Um ótimo dia a todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário